sexta-feira, fevereiro 01, 2008

A opinião de José Trindade - Crónica 5 - Fevereiro 2008





Valongo 1 de Fevereiro de 2008





Caros amigos

Na crónica deste mês de Fevereiro vamos falar um pouco da motivação e de disciplina dos grupos. No que toca ao Ténis de Mesa e sendo uma modalidade em que jogando em equipa a disciplina é muito importante, o seu treinador tem de ter uma personalidade forte, pois basta vacilar para que o grupo de trabalho sinta. Em todo o caso, sem a ajuda e disciplina dos restantes jogadores, também o trabalho do próprio treinador pode ficar comprometido.
Os treinos agendados pelo treinador devem ser respeitados e seguidos com rigor, para que os resultados em que o grupo de trabalho se propôs realizar para uma determinada época não saiam frustrados.
No que toca á motivação a palavra por si mesma diz tudo, (motivar) é necessário um esforço conjunto tanto da equipa técnica, dirigentes e os próprios atletas, é necessário que todos os elementos compreendam os esforços que cada interveniente desempenha dentro do grupo. Necessariamente, sempre que algo de mal aconteça saber ajudar e não responsabilizar como se o elemento que errou fosse o único culpado, não será só quando os resultados são bons e tudo "corre sobre rodas" que nos devemos manifestar.

Tudo tem o seu bom e mau momento, mas neste desporto em questão, acho que os lados bons são bem superiores aos maus, e com DISCIPLINA e MOTIVAÇÃO podemos fazer do Ténis de Mesa e do grupo em que estejamos envolvidos uma mais-valia para a nossa breve mas boa passagem por este mundo.

Um forte abraço
José Trindade

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o nosso amigo Trindade. De facto a disciplina e a motivação são factores deveras importantes para que um grupo atinja os objectivos definidos na época em vigor. Não nos podemos esquecer que disciplina e motivação são aspectos intrínsecos e complexos, só um treinador com uma sensibilidade e comunicação apurada é que consegue facilmente ultrapassar estes problemas na sua equipa.
Não podemos também esquecer que para além destas características um bom treinador tem de ter um bom conhecimento técnico e mais importante que isso, saber como aplicar em diferentes situações essas competências técnicas que possui.

Abraço do JJ