sexta-feira, maio 09, 2008

A opinião de José Trindade - Crónica 8 - Maio 2008




Valongo 9 de Maio de 2008






Formação desportiva

Caros amigos

Ao longo dos anos temos vindo a verificar que diversos clubes sobrevivem muitos a custa de meia dúzia de carolas, com muito gosto pela modalidade, mas muitas vezes com pouca formação na área desportiva e directiva. É desde já de louvar essas pessoas que põem os seus afazeres caseiros em segundo plano em prol da modalidade. Isto acontece, porque a formação que adquiriram nesta área é por vezes parca e só destinada ao desporto e formação de jovens, não basta ser-se craque em ténis de mesa ou entender como fazer umas jogadas mais vistosas que já se pode dirigir um grupo de trabalho pois no meu entender, deveria haver uma formação destinada a pessoas que estão a coordenar os clubes. Não podemos ter boas escolas de formação se não tivermos bons dirigentes formadas por várias pessoas e não por uma ou duas que leva muitas das vezes à saturação e ao abandono pelo que o trabalho feito ao longo desse tempo foi desperdiçado, não havendo continuidade.
Para casos destes não voltarem a acontecer era desejado que fossem feitas reuniões com dirigentes e treinadores para que em conjunto conversassemos e tirassemos dúvidas de grandes problemas que para uns o são e para outros serão meros obstáculos. Temos a certeza de que com o vosso apoio e a conversar se pode fazer um bom clube.
Temos o apoio da associação que está no momento a tentar criar esses encontros, só falta gente a aderir e garanto-vos que o tempo despendido só vos vai engrandecer como pessoas e desportistas.
A formação é uma coisa que não tem momento nem época, tem de ser contínua pois estamos sempre a aprender.

Um abraço amigo
José Trindade

3 comentários:

Anónimo disse...

Um tema interessante é nos aqui trazido pelo caro amigo Trindade. Na minha opinião o grande problema nestes pequenos clubes é a "fuga" das pessoas perante os primeiros problemas. Quando se ganha todos estão lá a apoiar e gratificar-se, o clube é o maior e os problemas são facilmente ultrapassados. Pelo contrário quando os resultados são adversos qualquer problema é um grande problema, o que leva a essa fácil saturação e ao prematuro abandono. Felizmente no nosso clube isso ainda não aconteceu e estamos para durar.
Um abraço amigo

Pedro Silva

Anónimo disse...

Um bom tema.
Espero que o clube dure muitos anos, e que as pessoas que estão á frente do ténis de mesa não desistam. Sei que o amigo Trindade esta a tentar captar novos reforços para a direcção para assim o grupo ficar mais forte e com novas ideias, reforçando o seu valor.
Este clube, tem meios e pessoas capazes.
Nos estamos cá para vos ajudar.

Anónimo disse...

De facto é um tema muito importante. Hoje em dia cada vez mais não existe o associativismo que existia antigamente. As pessoas principalmente os mais novos não tem como tradição ir para um clube da freguesia jogar umas cartas um bilhar nem estar simplesmente reunido com o pessoal e trabalhar para que o clube da zona seja o melhor. Hoje em dia as pessoas ficam é em casa a navegar na internet, ver filmes e não estão para se chatear com algo que não é seu. Vivemos cada vez mais numa sociedade individualista, que não dá valor ao colectivo.
É cada vez mais dificel encontrar sitios em que o Associativismo exista, e no nucleo isso ainda vai acontecendo muito por culpa do Sr. Trindade e do Pedro que vão angariando pessoas para ajudar e criar um espirito de equipa.
Parabéns por isso e não deixem morrer o associativismo.