quinta-feira, agosto 27, 2009

Entrevista com Pedro Silva - Atleta e Treinador da Secção de Ténis de Mesa do NCRValongo


O Treinador principal das Camadas Jovens continua de pedra e cal no clube e concedeu-nos uma entrevista onde mostra todo o carinho que sente pelo clube e a vontade de continuar em representa-lo.



Nome: Pedro Silva
Idade: 28 anos
Cargo: Atleta e Treinador



Blogue do NCRValongo - Como nasceu a tua paixão pelo Ténis de Mesa?
Pedro Silva - O meu pai é um dos sócio fundadores do NCRValongo e portanto desde pequenino que frequento as suas instalações. Enquanto miúdo sempre gostei de observar jogos de Ténis de Mesa, via os seniores na altura, incluindo o meu pai a disputarem torneios organizados por diversas colectividades e fui criando o bichinho mesatenístico. Depois de experimentar outras modalidades como o hóquei em Patins e o Basquetebol, comecei a praticar a nossa modalidade com 11 anos, e nunca mais a larguei... Hoje, não sei passar sem Ténis de Mesa, nem pelo NCRValongo, adoro o que faço e espero continuar por muitos e mais anos.


Blogue do NCRValongo - Como atleta qual foi os momentos mais marcantes na tua carreira?
Pedro Silva - Não tenho assim muitos momentos marcantes até porque nunca fui um jogador de top. Os meus momentos marcantes cifram-se mais na maneira como conquistamos alguns títulos e a subida à 3ª Nacional pelo NCRValongo foi um deles, pois essa época tudo foi preparado ao milímetro e no fim recolhemos os louros. De resto, posso falar do facto de ser o eterno segundo classificado nos Regionais de Pares Mistos, ao lado da amiga Anabela Santos do CTM Campo, a subida de divisão pelo Paranhos, a passagem pelo ABCD Santo Tirso, venci vários torneios abertos e no último ano alcancei uma boa classificação no Ranking Nacional Seniores, 21º lugar.


Blogue NCRValongo - Tens vindo a desempenhar a função de treinador das camadas mais jovens do clube, de certeza que tivestes momentos inesquecíveis, podes citar alguns deles?
Pedro Silva - Acho que vivo mais o facto de ser treinador do que aquele que desempenho como atleta. Para mim, os meus atletas são como filhos e tento dar tudo de mim a eles. Momentos inesquecíveis são todos aqueles dias em que me permitem fazer o que mais gosto, poder passar para os meus atletas algum do meu conhecimento de 11 anos como treinador. Poderia falar de resultados relevantes mas prefiro salientar e pedir a Deus que me dê saúde para poder continuar a treinar e a competir, pois muito da minha felicidade provém da modalidade que adoro.


Blogue do NCRValongo - Esta época tens um desafio acrescido, além de atleta vais treinar todas as camadas jovens, achas-te preparado para levar o navio a bom porto?
Pedro Silva - A saída do João Jesus foi de facto uma perda, mas se foi para bem dele, só poderemos estar contentes. Além disso, ele vai continuar a estar connosco como atleta e isso deixa-me extremamente contente. Vai ser complicado, vai exigir ainda mais de mim, mas sinto-me preparado. É fantástico ver o crescimento dos miúdos, poder ver a sua evolução diariamente nos treinos, a sua chegada às provas. O meu grande amigo João Paulo à semelhança do final da época transacta, continuará a ajudar-me a orientar os pequenos. Pedia ajuda a todos os atletas do NCRValongo, a que nos dia de competição pudessem estar presentes de forma a dar uma pequena ajuda a orienta-los já que com 20 atletas, vai ser muito complicado dois treinadores darem uma resposta eficaz.


Blogue do NCRValongo - Uma vez que abraças-te este desafio quais os objectivos para esta época, quer como atleta, quer como treinador?
Pedro Silva - Como atleta tentar garantir o mais rapidamente a manutenção. Sabemos da nossa limitação esta época mas certamente daremos uma resposta positiva. Além disso com a nova táctica inovadora que implementaremos a tarefa ficará muito mais fácil(risos). Como treinador mais do que objectivos classificativos importa alterar alguns hábitos que se criaram e que na minha opinião estavam errados. Certamente muito mais fortes estamos se formos uma equipa unida e a lutar pelo mesmo objectivo. No entanto, temos atletas muito capazes de nos darem bastantes alegrias na presente época.


Blogue do NCRValongo - Nas camadas jovens, os diversos escalões estão demasiado tempo sem competir, esta situação não é bastante penalizadora para os atletas como também para a modalidade?
Pedro Silva - Concordo absolutamente. Na minha opinião sincera a transformação dos Campeonatos Regionais Equipas Jovens durante largos meses para competição de dois fins de semana ou campeonato a uma volta não veio trazer grande motivação aos atletas, treinadores e até pais. É bastante complicado quando o atleta chega ao pé de mim e me pergunta para quando a próxima competição e tenho que responder que daqui a dois ou três meses. Entre o mês de Novembro e o mês de Março o calendário está bastante desaproveitado, daí ter muita dificuldade em compreender porque não continuar com o campeonato a duas voltas, com sete ou oito equipas, dando o exemplo. A mudar seja para melhor e não para haver um retrocesso como penso que houve. A Taça da ATMP nada trouxe de estimulante e penso que deveriam haver outras alternativas.


Blogue do NCRValongo - Gostavas de deixar alguma mensagem especial?
Pedro Silva - Apelava a todos que acreditassem neles próprios em 1º lugar, sabendo estar nas vitórias mas também nas derrotas. É importante quando olhamos para o lado e não termos que nos esconder, e em que todos se sintam bem com a nossa presença. É esse o espírito que eu delineio para a nossa equipa, unidos e cheios de força para levar o clube para a frente. Juntos, VENCEREMOS!


Obrigado pela entrevista e boa sorte para o futuro!!!
Blogue do NCRValongo


9 comentários:

J.P disse...

Pedro Silva a par do sr. Trindade foi quem mais trabalhou e se aplicou no ténis de mesa do Núcleo, só faltava ganhar dinheiro para ser profissional desta modalidade. A que louvar a sua forma de estar neste clube pois para além de treinar todos os miúdos tem que preparar tudo (inscrições dos miúdos nos torneios, nos campeonatos, etc) e também é treinador e atleta da equipa A sénior que exige também muita responsabilidade. Mas acredito que ele vai superar tudo isto na melhor forma possível, e se precisar de ajuda estaremos aqui para ajuda-lo é claro.

Boa sorte.

Unknown disse...

continua a gostar de tenis de mesa e motiva-te ainda mais
abraço e boa epoca

Pedro Sousa disse...

Para alguém como eu k privou mts anos contigo, só te tenho a dizer, k poucas pessoas adoram esta modalidade como tu e k sem dúvida alguma mereces o sucesso pelo teu grande empenho. Nunca esmoreças, grande abraço do teu amigo Pedro Sousa

Ricardo Sousa disse...

Sem dúvida alguma que tu respiras a modalidade e tudo fazes para que essa modalidade cresça na tua região. Vejo em ti um prazer enorme em ensinares e falares de ténis de mesa. Continua sempre com essa vontade e dedicação porque faz falta à nossa modalidade mais como tu.

Boa sorte para mais uma época de ténis de mesa.

Abraço

ADRIANO CANIDELO disse...

"PEDRO SILVA" NO SEU NOME DEVIA HAVER A PALAVRA "NÚCLEO" POIS VC É A BANDEIRA DESSE CLUBE.AS VEZES INCOMPREENDIDO, AS VEZES NÃO RECONHECIDO O SEU VERDADEIRO VALOR!!GRANDE AMIGO! GRANDE ATLETA! GRANDE TREINADOR!
FORÇA PEDRO!!! VC É UM DOS FORTES PILARES DESSE CLUBE!!!!
O QUE SERIA DO NÚCLEO DE VALONGO SEM "PEDRO SILVA"????????
FICA AQUI ESSA PERGUNTA, PARA TODOS PARAREM UM POUCO E REFLETIREM!!!!
ABRAÇOS!!!! GRANDE AMIGO!!!!

Anónimo disse...

O Pedro!
Este jovem com quem trabalho a cerca de 6 anos, vive ténis de mesa 24 horas.
È aplicado, muito exigente consigo mesmo, e transmite confiança a quem joga com ele.
Para esta época desejo-lhe o melhor, já de amigos está bem acompanhado.
Contamos contigo e podes também contar com o grupo.
Um forte abraço e muito ténis.
José Trindade

A.RESENDE disse...

bom trabalho pedro uma boa epoca bons jogos e diverte-te abraço

João Reis disse...

Não existe nenhuma tese que argumente o maravilhoso trabalho que este atleta, treinador e meu grande amigo tem realizado!Espero que tenha uma grande época, obtenha grandes resultados, e que desfrute o máximo deste maravilhoso desporto!Abraço!

Filipe Cruz disse...

De facto é de admirar o teu trabalho eu diria mesmo de louvar porque pessoas como tu tenho a certeza que poucos clubes tem o prazer de dizer que os teêm,conheci-te á meia duzia de anos e durante esses anos todos vi perfeitamente da maneira como tu te dedicastes a esses teus pupilos, não é por acaso que tens os atletas que tens,bons atletas, o trabalho está á vista.
força Pedro, prá frente é que é caminho.
Filipe Cruz